4 de outubro de 2007

Programação Grupo de Pesquisa “Usos e interfaces da imagem nas mídias” UTP

Dia 09/10 às 14:00hs.

Palestra: “A fotografia na arte contemporânea venezuelana”
com José Antônio Navarrete.

Parceria com o Núcleo de Estudos da Fotografia - NEF

Local: sala 02 (subsolo) do bloco C da Universidade Tuiutí do Paraná, campus Barigui (Rua Sydnei A Rangel Santos 238, bairro Santo Inácio).
Ingresso: R$10,00 (informações com Profa. Kati 9997-5025 ou Jônia 9991-0106)

Fotógrafo, professor, pesquisador, conferencista e curador independente, o venezuelano José Antônio Navarrete esteve recentemente no Brasil com a Conferência “Fotografía y arte contemporáneo en Venezuela”, apresentada na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, Rio de Janeiro, duante o FotoRio 2007 - Encontro Internacional de Fotografia do Rio de Janeiro.


Do extenso currículo profissional destaca-se a atuação como editor da revista Extra Câmara, especializada em fotografia venezuelana e latino-americana.

O pesquisador está em Curitiba a convite do NEF – Núcleo de Estudos da Fotografia para o Workshop de Fotografia Contemporânea, que acontece nos dias 11 e 12 de outubro (informações no site
www.nucleofotografia.com.br )

______________

Dia 18/10 às 14:00hs


Meeting com a fotógrafa paranaense Lina Faria, apresentando o projeto “Olho da Rua” um registro fotográfico diário do Marco Zero de Curitiba, o centro histórico e o cotidiano de suas personagens.


Local: subsolo do bloco C da Universidade Tuiutí do Paraná, campus Barigui (Rua Sydnei A Rangel Santos 238, bairro Santo Inácio).
Entrada Franca

Fotógrafa desde 1972, Lina faria já trabalhou com cinema, estúdios e agências de publicidade, além de ter sido repórter fotográfica e documentarista do Palácio Iguaçu por 10 anos, sempre envolvida em projetos culturais.

Como free-lancer atuou em importantes veículos do cenário nacional, como o jornal “O Globo” e as revistas “Isto é”, “Veja” e “Placar”.

No campo da pesquisa científica, participou, sob a coordenação do antropólogo José Guilherme Magnani, do projeto de documentação do Passaúna, antes da inundação e, pelo CNPQ, desenvolveu o projeto Poconé, sobre o garimpo Matogrossense.

Com o trabalho Identidade e Intimidade foi selecionada por curadoria inglesa para representar a fotografia paranaense em Londres.

Ganhadora do Prêmio Marc Ferrez de Fotografia da Funarte com Prisão Feminina, o Lar Enquanto Prisão, a Prisão Enquanto Lar. O trabalho rendeu exposição na 2ª Bienal de Fotografia de Curitiba, em Belo Horizonte, no Palácio das Artes, Rio de Janeiro, no Castelinho do Flamengo, no Museu Celarg, em Carácas, Venezuela, e no Pavilhão das Artes em Trinidad Tobago.

Atualmente, além do Olho da Rua, faz fotos de arquitetura e urbanismo para revistas nacionais como Projeto, AU, Arquitetura&Construção e Kaza.

Nenhum comentário: